quinta-feira, 17 de março de 2011


A aula iniciada pela tesoureira geral da AMASPS, Eliana Manareli, mostrou como é a estrutura de uma associação de moradores, que é formada por um presidente, um vice, um tesoureiro geral, um diretor social, um diretor de divulgação e um conselho consultivo.

A presidente, Elisângela Barroso, por sua vez, mostrou como se forma uma chapa de oposição, que vai disputar as eleições com a chapa da situação. Cada chapa apresenta a sua proposta. “A chapa vencedora, pelo processo democrático do voto dos moradores, assume por dois anos”, destacou Elisângela.

As crianças mostraram conhecer os problemas do distrito, quando a secretária geral, Lia Caldas, trouxe a pauta da aula questões ligadas à saúde, transporte e lazer. “Tem crianças que sentam nos lugares dos idosos, falou um aluno, para ser interrompido por outro que continuou: “Por quê não põem um ônibus escolar?”

Sobre a depredação dos bens materiais, como orelhões e lixeiras, resultantes do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a aluna Beatriz Silva, de 11 anos, deu o diagnóstico: “O alcoolismo é assim mesmo. É considerada uma droga, que é liberada pelo governo. Mas, quando a pessoa bebe demais, acaba fazendo coisas erradas. O que a gente pode fazer para evitar isso?

Depois de explicar sobre bens patrimoniais, culturais, ambientais e naturais, Lia Carla convocou os alunos: “Cada um, de vocês, vai pedir uma plantinha pra mãe. A gente vai fazer um canteiro de cheiros, através de um mutirão que está marcado para este sábado, pela manhã, na quadra de esportes de São Pedro da Serra”, finalizou, recebendo o apoio dos alunos.

Nenhum comentário: